Rondônia, 27 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

OAB sai em defesa do consumidor de energia com aumento abusivo nas contas

Quinta-feira, 19 Julho de 2012 - 15:23 | OAB


A OAB Rondônia vai colocar seu escritório corporativo do Shopping Cidadão – onde atua pelo menos 45 advogados por semana – à disposição dos consumidores que se sentirem lesados com os reajustes absurdos nas contas de energia elétrica. Ao participar de audiência pública sobre o problema, realizada na tarde de segunda-feira, a advogada Alessandra Matuda, da Comissão de Defesa do Consumidor da seccional Rondônia da OAB, disse que os advogados vão orientar os consumidores prejudicados a quais órgãos devem recorrer.



“Se os órgãos de defesa do consumidor e a própria central de atendimento da empresa não solucionar o problema, o consumidor já vai estar em contato com um advogado que poderá lhe orientar sobre como acionar a Justiça”, explicou Alessandra Matuda, ao representar a OAB na audiência pública.

A audiência, convocada para esclarecer aos consumidores sobre os procedimentos que devem ser tomados ao se depararem com este problema, cada vez mais constante na capital, contou com a participação de diretores da Eletrobrás Rondônia – empresa estatal encarregada da comercialização de energia elétrica em Rondônia – representante da OAB, vereadores e alguns consumidores. Alguns representantes de bairros presentes questionaram o diretor da Eletrobrás, Luís Armando Crestana, sobre os valores abusivos nas contas de energia elétrica. Eles alegam que toda vez que a Eletrobrás troca o relógio a conta aumento de forma exorbitante. Os consumidores protestam também contra o péssimo atendimento que recebem ao procurarem esclarecimentos na central de atendimento ou pelo telefone 0800, cuja central funciona no Rio de Janeiro.
“Já perdi uma manhã inteira na Central da Eletrobrás, fiquei horas na fila e ainda saí sem conseguir solucionar o problema. Essa demora é absurda”, questionou o vereador Cláudio Carvalho.

Outro fator discutido foi o atendimento telefônico que além de não possuir central em Porto Velho, é feito primeiramente eletrônico e só após algum tempo em espera na linha é feito por um atendente. “Há alguns dias precisei fazer uma queixa sobre queda de energia, foram quinze minutos até me atenderem e quando isso aconteceu a atendente estava falando do Rio de Janeiro e não fazia a mínima ideia de onde ficava o bairro que eu estava falando”, alega Ramiro Negreiros, presidente em exercício da Câmara Municipal.

O diretor da Eletrobrás, Luís Armando Crestana respondeu que algumas medidas já foram tomadas para melhoria no atendimento. “Geralmente os relógios antigos marcam abaixo do normal e quando se faz a troca pelo novo relógio começa a marcar a quantidade real de energia consumida e isso implica no aumento das contas, mas, em alguns casos, ocorre o erro, resultando em aumento da conta. Estamos trabalhando nisso e o consumidor que se sentir lesado pode procurar nossa central de atendimento, que funciona das 7h às 17h de segunda a sexta, e atendimentos aos sábados para atender a demanda. Também temos ponto de atendimento no Shopping Cidadão e na zona leste. Quanto à central telefônica, já temos um projeto para montar uma aqui em Porto Velho, para maior comodidade dos consumidores locais”, reitera.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também