Rondônia, 16 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Prefeitura implanta sistema para reduzir fila de espera de consultas e exames em Porto Velho

Quinta-feira, 09 Novembro de 2017 - 14:43 | da Redação


Prefeitura implanta sistema para reduzir fila de espera de consultas e exames em Porto Velho

Com o objetivo de reduzir a fila de espera para exames de consultas nas unidades básicas de saúde (UBS) de Porto Velho, da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) implantou novo modelo de atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM) que vai adotar critérios para evitar erros no agendamento de consultas.

De acordo com a Semusa, os servidores estão entrando em contato com os pacientes que estão na fila de espera para algum atendimento com o objetivo de saber se já foram ou não atendidos. “Hoje, nós não sabemos se essas pessoas foram atendidas ou até mesmo se já saíram da fila. Muitas pessoas não sabem nem em que colocação estão e tem algumas que já foram atendidas e ainda hoje estão na fila ocupando vaga de outros que ainda não receberam o atendimento desejado”, explica Orlando Ramires, secretário de saúde. Ainda segundo ele, não há informações de como esses erros aconteceram.

Já o novo sistema de atendimento é um protocolo que foi implantado e o setor de regulação terá mais controle, evitando os mesmos erros que estavam ocorrendo. Entre as ações que devem ser realizadas a partir de agora, está o atendimento do paciente por um médico generalista em uma unidade de atenção básica. “Se necessário, o médico faz o pedido de encaminhamento para exame ou consulta especialista. E vai haver uma política de conscientização de encaminhamento nessas unidades, implantação de um protocolo de regularização e atualização da lista são as principais ações colocar em prática”, diz Ramires.

Ainda segundo a secretaria, as especialidades com mais pacientes esperando são para consultas em oftalmologia, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de abdômen, diagnostico por radiologia, consulta em neurologia, consulta em cirurgia vascular e consulta em nutrição.

Por outro lado, outras especialidades tem uma pequena procura como consulta em alergia, consulta em cardiologia, em cirurgia de cabeça e pescoço, em gastroenterologia, em ginecologia cirúrgica, em cirurgia ginecológica, em mastologia, em nefrologia e pré-natal.

“Atender a demanda reprimida em algumas especialidades e preencher a oferta de vagas em outras especialidades faz parte do plano de ação para atualizar a lista de atendimento”, garante o secretário.

Outra medida para melhorar o atendimento à população é a descentralização dos atendimentos do Centro de Especialidades Médicas (CEM). A partir de agora, as policlínicas Hamilton Gondim e Rafael Vaz e Silva também irão fazer o mesmo atendimento, com exceção da pediatria. “Agora, os pacientes dessas duas localidades não precisaram se deslocar até o CEM para buscar atendimento médico porque essas duas unidades irão oferecer o mesmo serviço. O CEM não fechou e os atendimentos com as 16 especialidades que eram ofertados aos usuários irão continuar”, esclarece o secretário.


Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também