Geral
Previsão do Sipam é de um trimestre mais chuvoso que a média
Sexta-feira, 04 Novembro de 2016 - 16:19 | Do Sipam

A região amazônica estará sob influência do fenômeno La Niña, que mesmo sendo caracterizada como intensidade fraca, em algumas regiões da Amazônia Legal deverão apresentar condições favoráveis para excesso de chuva.
Especificamente para Rondônia, espera-se para o trimestre (novembro e dezembro deste ano e janeiro de 2017) chuvas mais intensas que a média do período na região centro-norte, com as demais áreas apresentando valores próximos ao considerado normal. E em relação às temperaturas, ocorrerão próximo à média climatológica em todo território rondoniense.
Também terão chuvas acima do normal o Estado do Acre, sul das mesorregiões sudeste e sudoeste paraense, centro-sul do Tocantins e faixa norte do Mato Grosso. Já na faixa sul do estado do Amazonas, o prognóstico é de precipitação ligeiramente abaixo no início do trimestre, tendendo a volumes acima do esperado nos demais meses.
O Boletim Climático da Amazônia está disponível no seguinte link: http://www3.sipam.gov.br/boletim/16/bolclima_out16.pdf