Rondônia, 02 de outubro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Rondônia vacina mais de 520 mil pessoas e supera meta contra a rubéola

Sexta-feira, 16 Janeiro de 2009 - 16:52 | RONDONIAGORA.COM


O Estado de Rondônia superou a meta de vacinação contra a rubéola estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), atingindo 95,25% de cobertura vacinal. De acordo com a médica Elba Miranda, Coordenadora Estadual de Imunizações, da Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), foram vacinadas 523.854 pessoas entre homens e mulheres na faixa etária entre 20 e 39 anos de idade. Dos 27 estados brasileiros somente 13 atingiram a meta até o momento.

O secretário Estadual de Saúde, Milton Moreira, elogiou o sucesso da campanha que contou com a parceria de vários segmentos da sociedade, considerando o planejamento estratégico do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, que incluiu instituições públicas e privadas.

Elba Miranda diz que a campanha foi a maior existente até hoje no país e no mundo, pois contou com dois aspectos que a diferenciaram das demais campanhas: o de estabelecer um grande número de pessoas a serem vacinadas, mais de 500 mil em Rondônia e o de inserir, pela primeira vez, o público masculino como alvo da vacinação. O público masculino foi incluído porque os homens representaram 70% dos casos de rubéola confirmados no ano de 2007.

Dos 27 estados somente 13 atingiram a meta - Seguindo a estratégia do Ministério da Saúde, o Estado de Rondônia promoveu atividades de vacinação em escolas, empresas, faculdades, feiras agropecuárias, casas lotéricas, bancos e eventos sociais. Por fim, visando alcançar os números previstos na meta, a vacinação foi feita no Porto Velho Shopping, na Capital, local para onde convergiu um número maior de pessoas em função das compras de Natal e final de ano.
Dentre os 27 estados brasileiros, 13 deles conseguiram atingir a meta de 95%, incluindo Rondônia. Para Elba Miranda, foi um grande feito para o Estado que dessa forma está contribuindo para a erradicação da Rubéola e da Síndrome da Rubéola Congênita. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também