Rondônia, 27 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Servidores concluem curso sobre mediação e conciliação de conflitos

Segunda-feira, 10 Dezembro de 2012 - 11:12 | Assessoria


Terminou nesta sexta-feira, 7 de dezembro de 2012, no Centro de Treinamento do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, o último módulo do curso de capacitação, mediação e conciliação de conflitos conforme resolução n. 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça - CNJ, que dispõe sobre a Política Judiciária Nacional de tratamento adequado dos conflitos de interesses no âmbito do Poder Judiciário.



Assistentes sociais e psicólogos do Poder Judiciário de Rondônia - PJRO participaram dos quatro módulos oferecidos pela Divisão de Desenvolvimento e Capacitação de Pessoal do TJRO com o objetivo de proporcionar uma análise sobre as mudanças constantes na sociedade e na mentalidade do cidadão, baseada nos princípios de racionalização, eficiência e eficácia institucional. As aulas foram ministradas pela mediadora de conflitos e psicoterapeuta Marilene Marondin.

Durante o curso Marilene Marondin exibiu vídeos de casos de mediação; vivências em situações simuladas para treinamento de intervenção em casos dramatizados pelos alunos, com registro dos casos atendidos para experienciar o entendimento do processo de mediação; análise de casos; relatos e depoimentos de prática e trabalhos de self, que visa a compreensão das próprias vivências frente aos casos mediados, com consciência reflexiva sobre si mesmo e sobre as respostas do mediador às situações conflitivas objetivando trabalhar a neutralidade e a imparcialidade.

Para psicóloga das Varas de Família Luciana Lima, o curso foi muito interessante e proveitoso, pois foi possível a capacitação nesse método alternativo de resolução de conflitos visando a pacificação e transformação social. "Fiquei feliz por ter tido a possibilidade de participar e agradeço ao TJRO por isso, bem como aos profissionais que se dedicaram à realização desse projeto que surgiu da necessidade de capacitar a equipe do Serviço de Apoio Psicossocial das Varas de Família da comarca de Porto Velho, que conta com a Seção de Mediação Familiar".

Márcia Adriana (assistente social das Varas de Família) disse que o curso serviu para ampliar o conhecimento e ainda melhorar a qualidade do atendimento oferecido aos cidadãos que procuram o serviço do Judiciário.

Manual

A publicação, produzida pelo CNJ e pela Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, estimula a conciliação como forma de solução de conflitos, sem a necessidade de instaurar processo judicial. O objetivo é estimular a prática de soluções negociadas de conflitos, como forma de reduzir o grau de litigiosidade da sociedade brasileira. Há, no país, 84 milhões de processos judiciais em tramitação. Os tribunais brasileiros recebem todo ano em torno de 25 milhões de novos processos.

Saiba mais

Marilene Marodin é profissional renomada nacionalmente. Professora convidada para ministrar cursos de Mediação, coordenadora do projeto Mediação da Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul. Detentora de vasta experiência em âmbito jurídico, Marodin possui uma metodologia específica de transmissão dos conhecimentos teóricos e técnicos das formas alternativas de resolução de conflitos alinhada com as orientações e normas do CONIMA(Conselho Nacional de Mediação e Arbitragem) e do INAMA/RS (Instituto Nacional de Mediação e Arbitragem do Rio Grande do Sul). Coautora com John Haynes do livro "Fundamentos da Mediação Familiar" e colaboradora no livro "Aspectos psicológicos na prática jurídica" de Zimmerman e Mathias Coltro. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também