Rondônia, 15 de outubro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Servidores da Justiça do Trabalho entram em greve

Quarta-feira, 12 Maio de 2010 - 15:50 | RONDONIAGORA


O movimento teve início na manhã desta quarta-feira (12.05) em frente ao prédio sede da Justiça do Trabalho, em Porto Velho. A ação dos servidores acontece em todo país em busca da aprovação do Projeto de Lei 6613/2009, que regulamenta reajuste salarial e rejeição do PLP 549/09 que limita os gastos com funcionalismo público até 2019.



Em Rondônia, além da capital, outras 11 varas do interior também aderiram a paralisação. Já no Acre, por enquanto, apenas Sena Madureira optou por entrar na greve. A previsão é que até o final da semana as outras varas daquele estado sigam o mesmo caminho.

O Sinsjustra, Sindicato dos Servidores da Justiça do Trabalho dos dois estados, que organiza a movimentação, planeja expandir o movimento de modo que atinja os 800 servidores do Tribuna, respeitando o limite de 30% previsto pela lei.

A greve, que acontece em todo o país, ganhou ainda mais força hoje com adesões de vários outros estados, uma vez que em alguns lugares os trabalhos já estavam paralisados desde o dia 6 de maio e em outros o movimento teve início na segunda-feira passada (03) e na quarta-feira (05).

Nesta quinta-feira (13.05), em Porto Velho, a paralisação recomeça em outro endereço, os manifestantes pretendem deixar a sede do TRT em direção ao prédio da 6ª, 7ª e 8ª varas, situado na Avenida Marechal Deodoro. A movimentação está prevista para acontecer das 08 às 15 horas.

Após o primeiro dia de greve, o comitê organizador se reuniu para avaliar o movimento e traçar metas para os próximos dias. Segundo Antônio Batista, presidente do Sinsjustra, apesar de ainda tímida a movimentação foi além do esperado. “Pensávamos que a adesão seria menor devido a pressão do governo, mas a declaração do Presidente Lula, dizendo para os ministros não darem aumento, mexeu com os brios dos servidores. Estamos todos ainda mais indignados com os rumos da negociação do nosso projeto. Cada vez mais devemos nos unir, mostrarmos força, pois só assim atingiremos o resultado que precisamos e um dele acabamos de conquistar”, desabafou Antônio.

O fato em questão é a rejeição, por unanimidade, do PLP 549/09, em tramitação na comissão de Trabalho na Câmara Federal. Os deputados da comissão foram favoráveis ao parecer do relator deputado Luiz Carlos Busato [PTB/RS], que pedia a rejeição do projeto.

Todos os lideres de partidos presentes à sessão orientaram suas bancadas a votarem de acordo com o parecer do relator. Agora o projeto será encaminhado para a Comissão de Finanças e Tributação, que analisará a questão de ordem orçamentária.

“O movimento mal começou e já tivemos a primeira vitória, por isso não podemos parar diante das pressões, mais vitórias virão”, explicou Antônio Batista.

Cidades em Greve

Jaru, Machadinho do Oeste, Ouro Preto do Oeste, Rolim de Moura, Ji-paraná, Vilhena, Buritis, São Miguel do Guaporé, Guajará Mirim, Cacoal, Colorado do Oeste e Sena Madureira – AC.

Estados em Greve

Roraima, Amazonas, Mato Grosso, São Paulo, Santa Catarina, Alagoas, Rio Grande do Sul, Maranhão, Rio de Janeiro, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Paraná, Paraíba, Minas Gerais, Amapá, Pará, Ceará, Tocantins.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também