Rondônia, 18 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Tudo Aqui realiza mutirão de atendimentos voltados à pessoas com deficiência no dia 22

Segunda-feira, 18 Setembro de 2017 - 14:21 | da Secom/RO


Tudo Aqui realiza mutirão de atendimentos voltados à pessoas com deficiência no dia 22

Dados do Conselho Nacional apontam Rondônia com aproximadamente 345 mil pessoas com deficiência, o que representa mais de 22% da população. Em Porto Velho, no último ano, foram registradas sete mortes de pessoas surdas. O motivo: não conseguiram se comunicar com o médico no atendimento de emergência por falta de intérpretes no hospital ou de conhecimento da Língua Brasileira de Sinais. Os dados alarmantes levaram a Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (Seas), através do Núcleo de Políticas de Atenção e Proteção à Pessoas com Deficiência à criar o primeiro mutirão de atendimentos à pessoas com deficiência no dia 22 de setembro.

Maria Laudicéia, gerente do núcleo, explica que a necessidade foi detectada após inúmeros relatos que descrevem as dificuldades encontradas por este público em atividades que deveriam ser básicas e de fácil acesso. “Esse trabalho nos ajudará a dar visibilidade aos problemas que são enfrentados por pessoas com deficiência em situações que para muitos são fáceis de resolver”, explica.

A data escolhida foi 22 de setembro, sexta-feira, onde todo o prédio do Tudo Aqui, centro da capital, terá seu atendimento totalmente readaptado. A ação deve acontecer também em Ji-Paraná, Rolim de Moura e Ouro Preto do Oeste. A ação é promovida pela Seas com parceiros públicos e da iniciativa privada.

“Neste dia as equipes serão reforçadas para atender melhor e com mais agilidade. É importante frisar que não só as pessoas com deficientes serão priorizadas, mas também os familiares que muitas vezes não se cuidam por ter todo seu tempo voltado ao parente com necessidades especiais. Nossa atenção também será voltada à eles”, explica a secretária adjunta da Seas, Vilma Alves.

ATENDIMENTO

A ação terá, entre vários outros serviços, atendimento médico e agendamento de consulta com especialistas, emissão de documentos, cadastro no CadÚnico, emissão de passe livre para pessoas com deficiência e familiares, palestras oferecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, INSS e Sines estadual e municipal, além da assessoria jurídica. O segundo andar do Tudo Aqui será reservado para exposição e venda de artesanatos produzidos de forma independente e pelas associações que prestam apoio à pessoas com deficiência e familiares.

O atendimento será feito das 7h30 às 18h. “O dia não foi escolhido a toa. O dia de nacional de luta das pessoas com deficiência é 21 de setembro, que sem dúvida será marcado por vários eventos. Então decidimos fazer no dia 22, em uma sexta-feira, para fechar esse trabalho com chave de ouro”, resumiu a gerente.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também