Rondônia, 05 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Unidade Móvel de Saúde leva atendimento ao setor 19

Quinta-feira, 22 Março de 2012 - 17:51 | Secom- Vilhena


A preocupação com quem mora distante dos Centros de Saúde ou na área rural, levou a Administração Municipal a desenvolver o projeto de atendimento Unidade Móvel de Saúde. Nesta quarta-feira, 22, foi a vez dos moradores do setor 19 receber a visita dos profissionais do programa.



Durante todo o período da manhã foram disponibilizadas consultas com médico Clínico Geral, atendimento odontológico e acompanhamento com enfermeiras para coleta de preventivo e outros exames femininos, além de orientações quanto a saúde da mulher. Ao todo, 12 pacientes passaram pelo odontólogo, 10 mulheres foram acompanhadas pela enfermagem e 30 consultas com o clínico foram disponibilizadas. A previsão é de que o ônibus retorne ao bairro no dia 19 próximo.

O coordenador do programa, Leomar Gonçalves explicou que a média é de 30 consultas com o clínico geral, mas como não há agendamento, normalmente o atendimento é feito com todos os pacientes que procuram a Unidade. No setor 19, o ônibus que abriga os consultórios ficou instalado enfrente à Comunidade Católica Santo Expedito. “Sempre ficamos próximos a alguma comunidade, igreja, ou escola, onde haja estrutura para fazermos triagem e demais acompanhamentos que vão além dos consultórios”, enfatizou. Aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e orientações para gestantes também fazem parte das ações desenvolvidas.

Para a moradora Simone da Silva Soares, a presença da Unidade nos bairros facilita a vida de muita gente. “Nós só temos a agradecer porque antes tínhamos que nos deslocar até os postos de saúde, esperar o agendamento, e agora não, passamos a ter atendimento perto de casa, com mais rapidez e comodidade, o que mostra que tem quem se preocupe com nossa saúde”, afirmou, enquanto passava por consulta com o clínico geral.

O presidente da Associação de Moradores do Bairro, Edson de Barros, também lembrou que a medida de levar o atendimento até o bairro também contribuiu para acabar com as filas nos postos de saúde. “O morador sabe que pode contar com a atendimento aqui, então espera o dia certo e procura o Posto só mesmo quando precisa”, destacou, ao lembrar que no Setor 19 os agentes de saúde também passarão a atender duas vezes por mês no mesmo local, para tirar dúvidas e promover ações de prevenção.

Do setor 19, o ônibus, que foi completamente reformado no final de 2011, segue para o Distrito de São Lourenço. Na quinta-feira, 23, o atendimento vai ser na comunidade rural, que tem recebido a Unidade Móvel com freqüência mensal. Aliás, tem sido assim em todas as comunidades rurais. Em Nova Conquista, por exemplo, a visita ocorre todas as semanas.

O secretário municipal de Saúde, Vivaldo Carneiro, afirmou que Perobal, Cascalheira, Escola Progresso, Igarapé Raso, Vista Alegre, Baixadão, São Lourenço, Rio Claro, Agrovila Renascer, Águas Claras, Piracolino, Assentamento Nova Vida, Cooperfrutos, entre outras regiões também estão no cronograma do projeto. Na cidade, os bairros Cohab, Embratel, Setor 13 e Lupatine fazem parte da programação.

A iniciativa tem dado certo e já completou mais de 50 mil atendimentos em três anos de existência. “Com isso nós estamos resolvendo o problema que tínhamos quanto ao direito de acesso à saúde por parte dos moradores de bairros mais distantes das Unidades”, ressaltou o prefeito Zé Rover, que tem acompanhado de perto o projeto, cobrando sempre a rapidez no retorno em cada uma das localidades contempladas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também