Geral
Vídeo: 10 anos após o início, obras dos viadutos de Porto Velho serão finalizadas em junho, diz Dnit
Segunda-feira, 20 Maio de 2019 - 10:37 | da Redação
As obras do complexo de viadutos de Porto Velho estão perto de chegarem ao fim, após 10 anos, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Uma das últimas partes, a passagem de veículos localizada na Avenida Prudente de Moraes com BR-364 será liberada no final de junho. A obra está em fase de acabamento e cerca de 99% dos serviços já foram concluídos.
Conforme o engenheiro Emanuel Neri, do Dnit, essa travessia urbana é para melhorar o acesso para os motoristas que saem da Zona Sul com destino a região Central da Capital. O motorista poderá passar por baixo da rodovia em uma única mão. “A obra está acontecendo da forma que esperamos e vamos conseguir entregar no prazo estabelecido. Os motoristas vão conseguir ir mais rápido para o Centro passando por baixo da BR e seguindo na Avenida Prudente de Moraes”, explicou Emanuel Neri.
A estrutura de toda a pavimentação das marginais, que antes era com terra e cascalho, foi modificada pelo Dnit. “Ao invés de fazer o acabamento de terraplanagem com terra e cascalho, nós optamos por fazer tudo com pedra para dar mais resistência. O acabamento da base e sub-base foi feito com brita, que drena a água em época de chuva, para que por fim fosse colocasse a camada asfáltica. Isso dará uma durabilidade maior do asfalto”, garantiu o engenheiro.
Toda parte especial da obra em fase de acabamento, assim como já foram concluídos a pavimentação asfáltica inferior e os muros de fechamento da contenção lateral. “Agora estão sendo feitas a calçada, sinalização horizontal da marginal, colocação das placas de sinalização e orientação do trânsito, e pinturas de faixas”, esclareceu.
Iluminação
A iluminação da travessia urbana ficará sob a responsabilidade da prefeitura, por meio da Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur). “Nós fizemos uma tratativa com a Emdur para que seja colocada a iluminação naquele local e o (presidente) Thiago Tezzari nos atendeu garantindo que vai se empenhar para iluminar a travessia quando estiver pronta. A prefeitura tem nos ajudado bastante nessa questão de iluminação e limpeza de algumas rodovias dentro da área urbana da cidade”, informou o engenheiro.
Os viadutos
As obras dos viadutos de Porto Velho foram lançadas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, em junho de 2009 e deveriam ter sido concluídas em 2012. O serviço foi paralisado em julho de 2010. Desde então, mais paralisações, abandono de serviço, suspeitas de irregularidades, investigações, até que no ano de 2014 foram novamente licitadas e retomadas.
Nessa fase, foram liberados os elevados da Jatuarana, Trevo do Roque e da Três e Meio. “A obra em si são 16 quilômetros de marginal, vindo da Faro até o Areia Branca, mais as passagens do Trevo do Roque, Três e Meio, acesso a Rio de Janeiro, Campos Sales e Prudente de Moraes. O cronograma dessa obra tem previsão para dezembro de 2018 estar toda pronta”, esclareceu o superintendente do Dnit, Claudio André Neves, em julho do ano passado.
O restante do complexo viário, como o acesso a Rio de Janeiro, travessia por baixo da BR-364 na Prudente de Morais e marginais, calçadas e drenagem, além do viaduto do Campos Sales foram novamente licitados.
A obra não ficou pronta em 2018 e foi prorrogada para este ano. Dnit explicou que o prazo não foi cumprido por causa de outra obra que estava sendo concluída na Rua da Beira. A expectativa é que todo o complexo seja entregue no primeiro semestre de 2019. O custo de todo o projeto ultrapassa a casa dos R$ 90 milhões.