Geral
Vídeo: Rondoniagora percorreu o viaduto da Campos Sales após liberação; veja como ficou o tráfego
Quarta-feira, 04 Julho de 2018 - 15:18 | da Redação
O acesso a parte superior do viaduto da Avenida Campos Sales foi liberado na manhã desta quarta-feira (4), em Porto Velho, pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os motoristas precisam ficar atentos para as mudanças de fluxo também na Rua Prudente de Moraes. O elevado deve ser usado para principal rota para os moradores da Zona Sul em direção ao centro e outras partes da capital.
Conforme o Dnit, obra continua e tem prazo de conclusão para dezembro deste ano. Como a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) havia recomendado que não houvesse cerimônia de inauguração, uma vez que o elevado não está pronto, representantes da Dnit e Polícia Rodoviária Federal (PRF) estiveram no local apenas para garantir a segurança e liberar o acesso a parte superior do elevado.
Este é o quarto, de seis, viadutos que começaram a ser construídos na capital de Rondônia em 2009. Mais de nove anos depois, as construções continuam para com o objetivo desafogar o trânsito. “O viaduto ainda não está pronto. Estamos fazendo ainda a parte inferior, a ligação da Prudente de Moraes com Areia Branca. Toda a obra deve ficar pronta em dezembro”, diz Cláudio André Neves, superintendente do Dnit.
Apesar a liberação do trânsito, ainda estão sendo realizados trabalhos de drenagem, plantio de grama, sinalização, entre outras coisas. A iluminação será realizada pela prefeitura de Porto Velho.
O prefeito Hildon Chaves acompanhou a liberação e garantiu que o local será iluminado no prazo de 60 dias. Ele também pediu paciência aos motoristas. “É muito importante que os motoristas fiquem atentos ao trânsito e tenham paciência na hora de passar no viaduto. Algumas ruas sofreram alteração e por isso requer um cuidado maior para evitar acidentes principalmente no período da noite”, diz o prefeito.
Do projeto inicial, já estão liberados os elevados da Jatuarana, Trevo do Roque e da Três e Meio. “A obra em si são 16 quilômetros de marginal, vindo da Faro até o Areia Branca, mais as passagens do Trevo do Roque, Três e Meio, acesso a Rio de Janeiro, Campos Sales e Prudente de Moraes. O cronograma dessa obra tem previsão para dezembro de 2018 estar toda pronta”, esclarece o superintendente do Dnit.
Quanto ao restante, ele explica que o “acesso a Rio de Janeiro, que é próximo ao antigo Caipirão, já está em fase de finalização também”. A obra inteira está orçada em R$ 87 milhões, incluindo marginais, viaduto, calçadas, drenagem. Somente o viaduto da Campos Sales custará mais de R$ 3 milhões.