Rondônia, 25 de dezembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Decisão do Supremo complica situação de Natan Donadon

Segunda-feira, 17 Dezembro de 2012 - 14:14 | RONDONIAGORA


Ao decidir nesta segunda-feira pela perda automática do mandado de deputados federais e senadores condenados pelo próprio Supremo Tribunal Federal (STF), a mais alta corte do país deixou claro que as casas legislativas tem papel meramente declaratória no caso, ou seja, o preceito constitucional que determina uma nova análise das condenações, não se aplica quando o STF julgar casos originários. A decisão deve complicar a situação do deputado federal Natan Donadon (PMDB), que na última semana teve negado seguimento a embargos de declaração, mantendo a pena de 13 anos de prisão.



Na decisão desta segunda-feira, o entendimento do relator do mensalão, Joaquim Barbosa foi mantido por maioria. "Condenado o deputado ou senador, no curso de seu mandato pela mais alta instância do Poder Judiciário nacional, inexiste espaço para o exercício do juízo político ou de conveniência pelo Legislativo, pois a suspensão dos direitos políticos e a consequente perda do mandato eletivo é efeito irreversível da sentença condenatória", disse Barbosa, durante seu voto na sessão do dia 6.

Já Celso de Mello, último a votar referendeu: "Com o trânsito em julgado da condenação criminal, abre-se uma nova etapa do processo de execução penal. Tratando de condenação criminal em sede originária, pelo Supremo Tribunal Federal, compete originariamente a esta Suprema Corte promover e proceder a execução do seu próprio julgado", afirmou.

Em tese, caberia a Natan Donadon um último recurso, como alguns ministros adiantaram na última semana. É que sua pena foi a maior de todos os envolvidos no caso de corrupção na Assembleia Legislativa de Rondônia. Ele poderia, através de uma revisão criminal tentar reduzi-la. Mas mesmo assim, ainda perderia o mandato, uma vez que teria condenação criminal definitiva e lutaria apenas pela redução da penalidade.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

PROCURADOR-GERAL DA REPÚBLICA PEDE AO STF PRISÃO DE NATAN DONADON

Em dezembro, o procurador também havia pedido a prisão imediata dos condenados no mensalão, mas o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, negou.

PROCURADOR-GERAL DIZ AO SUPREMO QUE NÃO HÁ MAIS RECURSOS A NATAN DONADON; ÍNTEGRA DO PEDIDO DE PRISÃO

No requerimento em que pediu a imediata prisão do deputado federal Natan Donadon (PMDB), o Procurador-Geral da República, Roberto Monteiro Gurgel S...