Política
Thiago Flores assina emenda em apoio à valorização dos engenheiros e arquitetos das instituições federais de ensino
Terça-feira, 15 Abril de 2025 - 16:48 | da Assessoria

O deputado federal Thiago Flores (Republicanos-RO) assinou hoje (15) a emenda apresentada pela deputada Marussa Boldrin (MDB-GO) ao Projeto de Lei nº 1466/2025, que trata da reestruturação das carreiras e da remuneração dos servidores e empregados públicos do Poder Executivo federal.
A emenda busca assegurar a devida valorização das carreiras de engenheiros e arquitetos que atuam nas Instituições Federais de Ensino (IFEs), como universidades e institutos federais. Esses profissionais, representados pelo coletivo dos profissionais do Sistema Confea-CREA e CAU das Universidades e Institutos Federais de Ensino - Engarquifes, são responsáveis por todo o planejamento, execução e manutenção da infraestrutura física dessas instituições — uma base essencial para o funcionamento da educação pública de qualidade no Brasil.
O PL 1466/2025 foi enviado pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados no início de abril, em substituição à Medida Provisória nº 1.286/2024, e traz propostas de criação e reestruturação de carreiras no serviço público federal. A emenda em questão está disponível no sistema da Câmara Federal para coleta de assinaturas e precisa do apoio de pelo menos 103 parlamentares para ser apreciada durante a tramitação da matéria.
Ao apoiar formalmente a emenda, Thiago Flores demonstra seu compromisso com a valorização técnica, profissional e estrutural das instituições públicas de ensino.
“São profissionais que atuam nos bastidores, mas que viabilizam o funcionamento de toda a rede federal de ensino. Apoiar essa emenda é reconhecer a importância do trabalho deles para o futuro da educação no nosso país”, declarou o deputado.
O apoio à emenda visa garantir maior isonomia, reconhecimento e condições dignas de trabalho para engenheiros e arquitetos do serviço público federal, reforçando o papel estratégico que essas carreiras desempenham no desenvolvimento do Brasil.