Artigos
MINISTÉRIO PÚBLICO QUERIA PUNIR PARTIDOS POR PRÉ-CONVENÇÕES
Terça-feira, 24 Julho de 2012 - 19:30 | Elianio Nascimento
Não deu certo a tentativa do Ministério Público Eleitoral (MPE) de tentar, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) punir partidos e coligações pela realização de pré-convenções ou reuniões políticas em Rondônia. A situação foi resolvida no julgamento em que o PSD estava sendo penalizado por ter realizado reunião na Câmara Municipal de Montenegro. O MPE de segundo grau quis manter a decisão do MPE da região de Ariquemes, que via nesse ato, irregularidades pelo uso de bem público e em uma suposta pré-campanha. Alegou o MPE que o fato foi divulgado, daí a irregularidade. O relator da Ação, desembargador Sansão Saldanha não acatou os argumentos, afirmando por exemplo, que a divulgação era obrigação do partido, afinal, encontros desse tipo não podem ser secretos.
O santo
Pois bem
Pois bem
O desembargador Francisco Prestello de Vasconcellos foi direto ao ponto ao relatar o pedido, negado por unanimidade. “O próprio agravante informa que está impossibilitado de exercer seu mister público, por força de decisão judicial, sendo, portanto, plenamente viável e até preventivo o indeferimento da medida liminar neste momento processual”.
Ritmo lento
Dos 149 pedidos de registro de candidatura a prefeito recebidos pelos cartórios eleitorais de Rondônia, apenas 56 já tiveram deferimento e três estão indeferidos. Situação pior acontece com os candidatos a câmaras municipais: 4.725 pretendem concorrer e 1.469 foram indeferidos.
Começou errado
Em Porto Velho os partidos e coligações ainda estão em ritmo lento, sem muito trabalho nas assessorias jurídicas. Bem diferente de Ariquemes, onde a Coligação do deputado Lorival Amorim(PMN) e do vice, Enoque Nunes(PMDB) enfrenta as primeiras denúncias. Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) foi impetrada contra a dupla por uso do site da Câmara da cidade para propaganda eleitoral antecipada. Decisão liminar mandou retirar matérias do site.
Entendendo o eleitor
A equipe da candidata a prefeito de Porto Velho, Fátima Cleide (PT) inovou nas abordagens com o eleitor, buscando melhorias para a campanha. Quando entregam material de campanha nas casas, um assessor faz abordagem inicial sobre a ex-senadora, colhendo impressões e aceitando opiniões. O trabalho vem rendendo, entende a coordenação da campanha. Das reclamações, eles tem ouvido muitas reclamações sobre transporte coletivo e coleta de lixo.
Veja Também
Por força de duas impugnações, que não devem ser alteradas em nenhuma outra instância, o Município de Monte Negro, a exemplo do que já acontece com...
Confira a seguir as íntegras das sentenças da juíza Márcia Cristina Rodrigues Masioli, da 25ª Zona Eleitoral, que indeferiu os pedidos de registro ...
Para se ter uma ideia, todos os pedidos de candidaturas à Câmara Municipal de seis partidos, o PSDB, PP, PV, PSDC, PSB e PT foram indeferidos pelo Juiz Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira, atendendo as impugnações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral.
Interessante e intrigante, mas não deixa de ser importante a campanha sem ataques que acontece em Porto Velho. Embora não seja essa a tendência com...