Artigos
NOTA TÉCNICA DOS MINISTÉRIOS NÃO DEVE AGRADAR SINDICALISTAS
Quinta-feira, 14 Junho de 2012 - 18:35 | Elianio Nascimento
Ainda a Transposição
A Nota Técnica encaminhada pelos ministérios do Planejamento e Fazenda sobre a Transposição não saiu como esperavam sindicalistas e políticos. Mas já há uma defesa em andamento. Segundo os ministérios, os dados enviados pelo Governo não batem com os recursos destinados pela União ao pagamento de pessoal. A defesa rondoniense é que os burocratas não contabilizaram o dinheiro gasto pelo próprio Estado como servidores comissionados.
Pressão
De qualquer forma, na próxima semana dezenas de sindicalistas retornam à Brasília para acompanhar de perto a tramitação da Nota Técnica na AGU. Lá pela terça-feira o Ministério do Planejamento deve receber o parecer final, daí a publicação da primeira normativa ocorrer até a sexta-feira.
Primeiro os militares
Como estão em menor número – em torno de 2,5 mil – policiais militares serão os primeiros beneficiados com a Transposição.
Entrou, saiu e ninguém viu
Todos os parlamentares rondonienses em Brasília acompanharam o desenrolar de negociações e reuniões com os representantes dos servidores. Mas a presença de Natan Donadon (PMDB) era pouco notada: chegava sempre no meio dos encontros e saia sem ninguém ver. Nunca falou nada.
Tiro no pé
Para os amigos de Valter Araújo, aqueles que votaram contra a sua cassação, o que é pior pode piorar. Além de incentivar os advogados a recorrerem ao Judiciário e ainda, como fez Luizinho Goebel (PV), dar o próprio argumento à defesa, eles seguem falando por ai que o foragido pode voltar por cima. O que esquecem é que o país trabalha para minimizar os estragos feitos pelos próprios políticos do passado: na próxima semanal, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) garante que coloca em votação três PECs que tratam do fim do voto secreto nos parlamentos. No Supremo Tribunal Federal (STF) outro grupo buscou em Mandado de Segurança, garantir que pudessem divulgar o voto em casos de cassação de mandato. O tiro no pé da cambada de Valter Araújo estaria a caminho: se conseguirem anular a sessão de cassação ocorrida em maio, no futuro todas as votações poderão ser abertas por determinação constitucional. É esperar.
Garçon e o PMDB
Mesmo garantindo que não deixaria o Frentão formado por PV, PSDB e PSD, são grandes as chances de Lindomar Garçon firmar mesmo acordo com os peemedebistas. Ele esteve reunido na noite de quarta-feira em Brasília com o senador Valdir Raupp. De lá ouviu um bom compromisso: estarem juntos também nas eleições estaduais de 2.014. Tudo leva a crer que há mesmo traição no ar.
Veja Também
Diário da Justiça publica nesta segunda a decisão que manda processos de Valter Araújo para a primeira instância.
Até a quinta-feira, a coluna passa a ser editada direto de Brasília. Foi acertada no início da noite desta segunda-feira que um grupo de 20 se...
Lideranças e políticos acabaram confirmando que uma simples ameaça pode fazer a coisa andar..