Rondônia, 24 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Após aprovação da PEC 241, estudantes desocupam Ifro mas protestos continuam

Terça-feira, 25 Outubro de 2016 - 19:39 | Da redação


Após aprovação da PEC 241, estudantes desocupam Ifro mas protestos continuam
O prédio do Instituto Federal de Rondônia (Ifro) de Vilhena, ocupados por um grupo de cerca de 60 estudantes desde a última quinta-feira (20) deve ser desocupado na noite desta terça-feira (25). No entanto, as manifestações contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que tramita em Brasília terão continuidade e com mais adesões de estudantes. De acordo com a direção do campus, as aulas serão retomadas nessa quarta-feira (26).



Segundo a coordenadora de marketing do grupo “Ocupa IF”, Larisa Elisa, de 16 anos, os alunos protestam contra o congelamento dos investimentos em educação por 20, proposta oferecida pela PEC. “Nós fizemos protesto nas ruas, debaixo do sol, com cartazes, mas não surtiram muito efeito. Então, queríamos uma forma de chamar a atenção para o descaso com a educação e, de forma organizada, decidimos ocupara a escola. E não estamos fazendo nada de errado, apenas lutando pelos nossos direitos”, diz a estudante do curso técnico integrado de edificações do Ifro.

Nesta terça-feira, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em segundo turno, por 359 votos a 116 (e 2 abstenções), o texto-base da proposta. Quando o texto foi aprovado em primeiro turno, há cerca de duas semanas, 366 deputados haviam votado a favor, enquanto 111, contra, e dois se abstiveram.

Para concluir a votação da PEC, porém, os deputados ainda precisam analisar os chamados destaques (sugestões de alteração ao texto original). O texto, então, seguirá para análise no Senado, onde a expectativa é votar a proposta em 13 de dezembro.
Durante a votação, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, ordenou que os estudantes que protestam contra a PEC nas galerias do Plenário fossem retirados pela Polícia Legislativa. Os estudantes gritavam “Fora, Temer” e outras palavras de ordem.

“O nosso protesto é pacífico. Na verdade, enquanto estivemos ocupando a escola, nós cuidamos dela. Outra coisa que fizemos foi conseguir número de telefone, email dos senadores e deputados e enviamos mensagens para eles, pedimos para eles refletirem bem, se querem mesmo congelar os investimentos na educação”, afirma a estudante.

Segundo o diretor-geral do campus Vilhena do Ifro, Aremilson Elias de Oliveira, houve uma reunião entre os grupos contra e favor da ocupação da escola e comissão gestora da unidade de ensino e a solução encontrada, para não prejudicar o ano letivo, foi desocupar a escola e continuar os protestos fora. “Os dois grupos são contra a PEC 241, mas querem terminar o ano letivo. Muitos estudantes vão fazer o Enem e com isso eles precisam continuar estudando. Agora, vamos avaliar o calendário escolar para ver a melhor forma de repor as aulas”, diz o diretor.

Já em Colorado do Oeste a ocupação segue por tempo indeterminado. Em Ji-Paraná seguem as manifestações.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também