Geral
Chuva desta quinta-feira em Porto Velho corresponde a mais de 35% do esperado para janeiro
Quinta-feira, 04 Janeiro de 2018 - 18:18 | da Redação
Porto Velho registrou mais de 117 milímetros de chuva na madrugada desta quinta-feira (4), segundo o Sipam. Com essa quantidade, a Capital recebeu mais de 35% do esperado para todo o mês de janeiro.
Segundo o Sipam, a cidade registrou pouca precipitação logo no início de 2018. “Nos três primeiros dias de janeiro não houve registro de chuvas intensas. Na madrugada desta quinta-feira (4) foi que tivemos 117 milímetros, que consideramos uma chuva bastante significativa. Somente a chuva desta última madrugada correspondeu mais de 35% do que era esperado no mês inteiro, quando se espera em torno de 330 milímetros ao fim do mês”, afirma o meteorologista, Marcelo Gama.
Conforme o acompanhamento do Sipam, as chuvas foram mais intensas em regiões da zonas Sul e Leste da Capital, onde algumas ruas ficaram totalmente alagadas. E, apesar do Sipam ainda não ter identificado um fenômeno meteorológico que tenha contribuído para essas chuvas tão intensas nesse período de inverno amazônico, o meteorologista Marcelo Gama explica. “Esse é um ano atípico, pois esperamos chuvas acima do normal no Estado de Rondônia e Acre. As chuvas mais constantes desse ano, e que não foram registradas no ano passado, são de influência da zona de convergência do Atlântico Sul, em que o transporte de umidade em baixos índices vindos da Amazônia em direção às regiões sul e sudeste do país, contribuem muito para um maior volume de precipitação”, afirma Marcelo.
Ainda segundo o Sipam, essas zonas, que são comuns nessa época do ano, estão atuando com mais frequência nesse período de inverno amazônico que tem previsão de término para os meses de março e abril, quando se espera uma diminuição de chuvas intensas como a registrada nessa última madrugada.