Rondônia, 22 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Equipes da Prefeitura viajam para o Baixo Madeira na próxima semana

Quinta-feira, 10 Março de 2016 - 14:53 | RONDONIAGORA


Equipes da Prefeitura viajam para o Baixo Madeira na próxima semana
Com o Estado de Alerta decretado pelo Prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, em decorrência do nível do Rio Madeira, que já ultrapassou a cota de alerta que é de 14 metros, a Secretaria Municipal de Projetos Especiais e Defesa Civil (Sempedec), está intensificando suas ações de fiscalização e monitoramento das áreas de risco e coloca em prática a primeira fase do Plano de Contingência. Na próxima segunda-feira (14), uma equipe da secretaria segue para o baixo madeira, visitando todas as comunidades desde São Carlos até Demarcação.



A operação que deve durar de 7 a 10 dias acontece em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e conta com o apoio dos Bombeiros Civis e da Cruz Vermelha. Na ocasião serão realizados os cadastros das famílias para eventual necessidade de benefícios sociais temporários, como auxílio aluguel. “`Nós aproveitamos para mais uma vez reforçar o pedido a todos para que não resistam caso haja necessidade de deixar seus lares. Muitos já conhecem as áreas atingidas e o quanto mais cedo acontecer essa remoção, mais seguro é. Caso os populares não tenham para onde ir nós providenciaremos o abrigamento”, disse Solano Ferreira, secretário da Semas.

Durante a passagem pelas localidades, os técnicos da Sempedec farão o monitoramento do nível do rio, das áreas de desbarrancamento, quantidade de pessoas que poderão ser impactadas e também entregarão água potável para os ribeirinhos. A expectativa inicial é de que cerca de 150 famílias na Capital e outras 200 em Abunã serão afetadas, caso as águas do Madeira cheguem a 15,50 metros. “Por isso a importância de visitarmos cada região e identificarmos a necessidade exata de remoção de famílias. Contaremos com um engenheiro para avaliação dos pontos críticos. Em Nazaré por exemplo, os desbarrancamentos já estão acontecendo”, disse o adjunto da Sempedec, Anderson Nanan. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também