Artigos
Comunicações e a prefeita dando pulos
Segunda-feira, 10 Novembro de 2014 - 08:50 | Gérson Costa
O SBT de Jaru tem novo dono e nova programação. O apresentador Santana da TV está fora da futura grade. A confusão foi grande porque os representantes do novo dono chegaram com um documento de Brasília, colocando Santana para fora do prédio e dos estúdios da emissora. Quem está dando pulos de alegria é a prefeita Sônia Cordeiro (PT). Explico: nas eleições municipais, Santana foi o maior cabo eleitoral de Sônia contra os irmãos Muleta. Mas ela mal comemorou a vitória e Santana foi cobrar a futura, irritou-se com as escusas da prefeita e desceu a “ripa” na petista e seu esposo Valdeir Anício, o folclórico Tracajá.
Rancor e ódio
O mesmo poderoso que “tomou” o SBT de Santana também teria colocado uma oferta de R$ 2 milhões pela rádio dos irmãos Muleta. O recurso é tentador, mas o ódio de um deles por esse investidor falou mais alto. A rádio, por enquanto, permanece na gestão do ex-prefeito João da Muleta.
Rádio cipó
A semana termina com mais uma notícia sobre a futura operação do Ministério Público para desarticular uma quadrilha envolvida em corrupção no Palácio Presidente Vargas e na Assembleia Legislativa. As fontes são as mais variadas e até confiáveis chegando a animar alguns aliados daqueles que perderam as eleições passadas. Vamos aguardar os acontecimentos.
Pressuposto elementar
O Estado de Rondônia e a Prefeitura de Jaru continuam obrigados a fornecer medicamentos à Casa de Detenção daquele município sob pena de pagamento de R$ 100 mil de multa ao governador Confúcio Moura (PMDB) e a prefeita Sônia Cordeiro (PT). No Agravo interposto, o procurador “esqueceu” de anexar documento fundamental no pedido e o recurso foi negado de pronto pelo desembargador Gilberto Barbosa. A ação é do Ministério Público.
Caso ASTIR
Policial Militar Alan Mota Cordeiro, presidente da ASTIR, foi absolvido de ação de danos morais movida pelo ex-diretor da entidade, Sávio Cesar de Araújo. O acusado teria denegrido a imagem do colega na imprensa e reuniões públicas sobre possíveis desvios de recursos da ASTIR. O processo foi arquivado.
PSD fortalecido
Deputado Moreira Mendes, líder do PSD na Câmara, e o vereador de Ji-Paraná, Anderson Exceller (PSD), visitaram o presidente nacional da legenda, Gilberto Kassab, em Brasília. Moreira, apesar da derrota ao Senado e a inelegibilidade confirmada no Tribunal Superior Eleitoral, fica mantido na presidência do PSD e recebeu a missão de trabalhar pelo fortalecimento da agremiação em Rondônia com vistas as eleições de 2016. Exceller, principal expoente da oposição em Ji-Paraná, não esconde o desejo de encarar a disputa municipal com o prefeito Jesualdo Pires (PSB).
DER
O senador Valdir Raupp quer ampliar seu poder na gestão do governador Confúcio Moura (PMDB) neste segundo mandato. Além da Saúde e Educação, Raupp está interessado na indicação do DER ou na criação de uma pasta de articulação com os prefeitos, mas com poderes e orçamento. A guerra é silenciosa já que o deputado federal eleito Lúcio Mosquini não abre mão da indicação do DER. Nesta semana, o nome mais forte era do deputado estadual Jaques Testoni, mas ele recusou. Na pior das hipóteses, fica o atual diretor, que é servidor de carreira, e fez amizade com Mosquini.