Rondônia, 30 de dezembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Crise reduz em 15% vendas de maquinário agrícola

Segunda-feira, 28 Março de 2016 - 19:55 | Cenário MT


As vendas de máquinas agrícolas, assim como a produção, também está sendo afetada pela situação política e econômica do Brasil. A valorização das commodities, como o milho que chegou no último dia 23 de março a R$ 32,85 em Alto Araguaia, está “remunerando” os produtores, segundo as revendas e fábricas de maquinários, contudo a cautela neste momento tem “atrapalhado” as vendas.


As fabricantes revelam que as vendas de maquinários agrícolas e implementos para Mato Grosso "não cresceram e nem caíram", mas sim se estabilizaram.

“Em Mato Grosso não há crise e sim medo de investir”, comenta Walter Zacarkin da Vegrande, representante New Holland. Segundo ele, as vendas no Estado tiveram queda o ano passado e no primeiro bimestre de 2016, mas não devido à safra. “A safra o ano passado foi boa, neste ano ainda caminha, os preços estão remunerando, porém o setor produtivo não acredita mais no governo. As vendas no primeiro bimestre de 2016 caíram 15%. O setor está quieto na espera dos rumos políticos e econômicos”, explica.

As fabricantes revelam que as vendas de maquinários agrícolas e implementos para Mato Grosso "não cresceram e nem caíram", mas sim se estabilizaram.

"As vendas estão boas. Para a Stara estão um pouco melhores que as expectativas. Por que isso? Porque de certa forma os preços das commodities eles até surpreenderam os produtores. A soja tem uma boa sustentação de preços, o milho inesperadamente ganhou valores nos últimos meses. A taxa de juros permanece fixa, o que é um grande benefício ao produtor", comentou o diretor comercial da Stara, Márcio Fülber, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também