Artigos
Curso gratuito de Aplicações de genotipagem de SNPs na investigação da base genética de características complexas e na prática do melhoramento
Quarta-feira, 04 Maio de 2016 - 14:30 | Da Redacao
A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove, no período de 23 de maio a 03 de junho (haverá aula no feriado do dia 26), o curso "Aplicações de genotipagem de SNPs na investigação da base genética de características complexas e na prática do melhoramento". O curso tem por objetivo apresentar e discutir de forma introdutória as principais abordagens experimentais que utilizam a genotipagem de SNPs na busca do entendimento da base genética de características complexas e como esta informação pode ser integrada na prática do melhoramento. Com carga horária de 30 horas, é voltado para estudantes de pós-graduação e pesquisadores com formação em genética e biologia molecular, conhecimentos de estatística e interesse no tema da investigação da base genética de características complexas e aplicações no melhoramento de plantas e animais domésticos.
SNPs (Single Nucleotide Polymorphisms) são variações na sequência de DNA que ocorrem em bases nucleotídicas únicas nas quais uma das bases alternativas (ex. A ou G) é observada com uma frequência mínima na população (ex. > 1%). Os SNPs são os principais contribuintes para a variação genética em seres vivos, representando >80% de todos os polimorfismos de sequência conhecidos. Sua densidade no genoma de plantas e animais varia de 1 a cada 30 a 1 a cada 1.000 pares de bases a depender do sistema de cruzamento, história evolutiva da espécie e intensidade de domesticação da população.
Segundo o coordenador do curso, o pesquisador da Embrapa e professor da Universidade Católica de Brasília (UCB) Dario Grattapaglia, os SNPs são hoje os marcadores mais potentes e mais amplamente empregados para experimentos de mapeamento genético, estudos de associação e predição genômica que utilizam o desequilíbrio de ligação (DL) entre alelos aos SNPs e polimorfismos de sequência visando a identificação de genes, elementos e regiões genômicas envolvidas no controle de características complexas.
"Características tais como produtividade, tolerância a seca e geadas, resistência a pragas e patógenos e doenças de grande relevância populacional em humanos são complexas. Elas apresentam variação quantitativa, apresentam forte interação com o ambiente e são controladas por centenas ou mesmo milhares de genes, em sua grande maioria de pequeno efeito com ação aditiva", afirma Grattapaglia. "Sendo assim, a convergência entre a genômica, com suas várias tecnologias de alta capacidade de sequenciamento e genotipagem, e a genética quantitativa, com sua forte base teórica e amplo sucesso comprovado na prática do melhoramento, é hoje a abordagem mais potente na investigação da base genética de características complexas", conclui o pesquisador.
As aulas serão ministradas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, das 14h às 17h, e serão compostas por aulas teórico-expositivas, com recursos audiovisuais, e aulas práticas de análise de dados com computadores individuais que deverão ser trazidos pelos próprios alunos. Os tópicos incluem uma revisão das principais tecnologias de genotipagem de SNPs, a base genética do desequilíbrio de ligação, abordagens de mapeamento genético de QTLs e QTLs de expressão gênica, genética de associação e predição genômica. Durante o treinamento, haverá discussão de artigos, apresentados na forma de seminários. "Esperamos uma forte participação dos estudantes com atividades fora da sala de aula que incluem leitura, resolução de exercícios práticos e preparação de seminários. Com isso, o curso espera fomentar uma discussão técnica e científica sobre as mudanças de paradigmas que tem acontecido nos últimos anos, do papel e potencial da aplicação genômica e biologia molecular na prática efetiva do melhoramento genético de características complexas", afirma o coordenador.
O curso terá um total de 40 vagas, sendo 20 para pesquisadores da Embrapa e 20 para alunos regulares e especiais da Universidade de Brasília (UnB) e UCB. O preenchimento das 20 vagas para pesquisadores da Embrapa será feito com base na ordem de inscrição, sem seleção específica. Os alunos da UnB que quiserem transformar o curso em crédito para a faculdade devem fazer a inscrição na própria instituição de ensino (UnB).
Para se inscrever, é preciso preencher ficha de inscrição e enviar por e-mail para cenargen.sgp-treinamento@embrapa.br. A seleção ocorrerá por ordem de chegada dos e-mails. Os interessados podem conferir a ementa completa do curso e ficha de inscrição no endereço:https://www.embrapa.br/en/recursos-geneticos-e-biotecnologia/curso-aplicacoes-de-genotipagem-de-snps.