Artigos
DONADON E BIANCO RESPONDEM AÇÃO POR DINHEIRO EM FUNDAÇÃO ELEITOREIRA
Quarta-feira, 09 Maio de 2012 - 19:28 | Elianio Nascimento
O Dia D se aproxima
O julgamento do foragido Valter Araújo pela Assembléia Legislativa de Rondônia pode acontecer na próxima quinta-feira. A sessão na verdade vai analisar ainda a quebra de decoro de outros 7 parlamentares e só não será realizada se um dos membros da Comissão Processante pedir vistas do relatório da Comissão Processante, que será votado na próxima terça-feira.
Ameaças
Continuam as ameaças a parlamentares e agora contra assessores de deputados. Um deles foi surpreendido em casa com um gato morto e um recado: que o próximo poderia ser ele. O MP e PF investigam o caso.
Que 13 que nada
Os petistas parecem gostar da cifra R$ 4 milhões, ou valores bem próximos. Foi esse valor o que era destinado ao aterro sanitário, no golpe que o Tribunal de Contas do Estado acabou descobrindo. E é quase esse valor o que está sendo destinado pelo prefeito Roberto Sobrinho para a construção de um parque no Bairro Jardim das Mangueiras. Trata-se da concorrência 005/2012, com recursos federais e sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Projetos e Obras Especiais - SEMPRE. O valor orçado é de 3.765.407,43 (Três milhões, setecentos e sessenta e cinco mil quatrocentos e sete reais e quarenta e três centavos). Detalhe, como manda o bom costume, o edital só pode ser disponibilizado no endereço da Coordenadoria Municipal de Licitações, na Rua Duque de Caxias.
Greve continua
Servidores da Saúde e o Governo não conseguiram entrar em acordo nesta quarta-feira e a greve no setor completa duas semanas sem qualquer expectativa de solução. A nova proposta é 5% e mais seis parcelas de 1% a partir de janeiro de 2013.
Cercando os bandoleiros
Bem a tempo a posição do Comitê Rondônia Contra a Corrupção (Cercco), entidade que reúne 14 instituições federais e estaduais em busca de minimizar esse câncer em nosso sofrido Estado. A manifestação, para que o Governo e Prefeituras não repassem mais recursos a entidades de políticos é mais que certa e deve ser apoiada e fiscalizada pela imprensa.
Conselho já vetou
O Conselho Estadual de Saúde, por exemplo, já vetou que fundações ligadas aos deputados Marcos Donadon e Saulo Moreira recebessem recursos do Governo de Confúcio Moura, mas mesmo assim a Secretaria de Saúde destinou verba. A partir da posição do Conselho, os parlamentares mudaram as estratégias: um deputado “x” faz emenda a associação “y”, sem qualquer vinculação, daí acreditam que não serão detectados.
Donadon e Bianco já respondem ação
Por essa situação, de beneficiar fundações, associações com interesses eleitoreiros, que alguns de nossos notórios políticos podem se ferrar pra valer. Pouca gente sabe, mas desde o dia 2 de janeiro de 2008 corre Ação Civil Pública na 1ª Vara da Fazenda de Porto Velho, contra o deputado Marcos Donadon, seus parentes Ângelo Mariano Donadon e Mirian Donadon Campos, a própria Fundação Marcos Donadon e a dupla Arnaldo Egídio Bianco e José de Abreu Bianco. A boa atuação do MP denunciou improbidade administrativa na assinatura de convênio com essa “Associação Beneficente”
Uso e abuso eleitoral
Segundo os autos do processo 0000184-86.2008.8.22.0001, o acordo ofendeu princípios jurídicos e causou prejuízo ao erário, porque naquela época e até bem antes estava sendo utilizada com objetivo de propiciar vantagem eleitoral e política a Donadon e seus familiares. Durante o desenrolar normal da ação, Ângelo Mariano acabou morrendo, mas a demanda prossegue contra os demais e chegou a fase de alegações finais. Espera-se a condenação e obviamente que sirva de exemplo a governador e prefeitos.
Governador manda
Mesmo denunciada e gerenciada pela família tida como a mais corrupta de Rondônia, a Fundação Donadon segue com bons recursos do Governo. Em um dos casos, o deputado Marcos Antônio aproveitou uma solenidade com a participação do governador e conseguiu seu autografo para que se viabilizasse, uma vez que havia emenda parlamentar para esse fim.
Veja Também
E o PM que matou dois no Amazonas ganhou trabalho interno no batalhão em Porto Velho.
Radialista de Ji-Paraná é testemunha de empresário denunciado no esquema de Valter Araújo.
Esquema aumentava valor da entrada para prejudicar a Lei da Meia Entrada
Denunciado e preso na Operação Termópilas, empresário já tentou de todas as formas manter contratos com órgãos do Governo.