Artigos
JUSTIÇA BARRA CANDIDATURA DE PREFEITO QUE QUERIA O TERCEIRO MANDATO
Quarta-feira, 01 Agosto de 2012 - 18:59 | Elianio Nascimento
A Justiça Eleitoral barrou a candidatura do prefeito de Governador Jorge Teixeira, que queria concorrer mais uma vez, pelo DEM. Francisco de Assis Neto era vice-prefeito e assumiu a Prefeitura até 2008. Candidatou-se naquele pleito e acabou se reelegendo. A ação de impugnação foi impetrada pelo PT e Ministério Público Eleitoral (MPE) e o político já recorreu, mas dificilmente derruba a decisão do juiz Elsi Antônio Dalla Riva, da 27ª Zona Eleitoral.
Como foi o caso
Francisco de Assis foi vice-prefeito de Manoel Andrade Venceslau na gestão de 2005 a 2008, assumindo como Chefe do Executivo após a cassação do titular. Houve reviravolta e o prefeito conseguiu retornar ao cargo, mas foi afastado definitivamente em janeiro de 2008, mesmo ano em que se reelegeu. O MPE juntou vários casos já julgados pelo TSE em casos semelhantes.
Outros prefeitos
Pelo menos mais dois prefeitos também tiveram candidaturas impugnadas pela Justiça Eleitoral: o de Guajará-Mirim, Atalibio José Pegorini (PR) e o de Monte Negro, Eloísio Antonio Da Silva (PSDB).
Café com Lula
A assessoria de campanha da ex-senadora Fátima Cleide (PT) mandou release informando de um café da manhã entre a candidata petista em Porto Velho e o ex-presidente Lula, ocasião em que houve uma discussão sobre estratégias políticas. Ocorre que realmente Fátima Cleide encontrou o ex-presidente, mas foi por pouco mais de 30 segundos para tirar fotografias ao lado do líder petista, como fez dezenas de candidatos em cidades com mais de 150 mil eleitores. Petistas do quilate de Patrus Ananias (Belo Horizonte) e Humberto Costa (Recife) também esperaram na fila e usufruíram de pouco mais de 1 minuto na companhia de Lula, como informou a edição do dia 31 de julho do jornal Folha de S. Paulo. Mas com Fátima o tratamento, pelo menos na imaginação da assessoria “importada” da candidata, foi diferente.
Ditador no CREA
Na busca frenética para engordar as finanças do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) de Rondônia, o presidente Nélio Alencar colocou os fiscais para multar até quem nada tem a ver com a entidade e prejudicar pequenas empresas em Porto Velho. Ele mandou multar firmas de vigilância que instalam cercas elétricas e de refrigeração porque exige que as empresas tenham um plano assinado por engenheiro para montar esquemas de seguranças em condôminos e residências. Se a medida abusiva não parar, o bolso do consumidor vai onerar ainda mais quando pedir tais serviços.
Não aparecia
O até então desconhecido Nélio Alencar afastou todos que o ajudaram na campanha para presidência do CREA. Cercou-se de bajuladores e entregou gordos contratos para profissionais incompetentes. Como agora o ponto na obra do Palácio Rio Madeira é digital, Nélio sumiu. Junto com ele outros 52 também foram demitidos por não aparecer no trabalho.
Tudo beleza
Na retomada dos trabalhos na Assembleia Legislativa, os envolvidos na Operação Termópilas trabalharam normalmente. Saulo Moreira (PDT), Euclides Maciel (PSDB), Epifânia Barbosa (PT), Jean Oliveira (PSDB), Flávio Lemos (PR), Zequinha Araújo (PMDB) e Ana da 8 (PT do B) circularam tranquilamente pelos corredores da Casa de Leis sem serem incomodados por manifestantes ou jornalistas. Em alguns momentos, foram vistos conversando sobre algumas matérias que estavam em pauta, e em outros, sorrindo e trocando apertos de mãos entre eles.
Projetos
OS deputados acabaram derrubando o veto governamental no Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) de servidores do Detran. Propostas beneficiando policiais civis também acabaram sendo aprovados. Houve ainda derrubada de vetos sobre as emendas parlamentares na LDO.
Veja Também
Para se ter uma ideia, todos os pedidos de candidaturas à Câmara Municipal de seis partidos, o PSDB, PP, PV, PSDC, PSB e PT foram indeferidos pelo Juiz Marcus Vinícius dos Santos de Oliveira, atendendo as impugnações apresentadas pelo Ministério Público Eleitoral.
Interessante e intrigante, mas não deixa de ser importante a campanha sem ataques que acontece em Porto Velho. Embora não seja essa a tendência com...
Tribunal de Justiça julga mandado de segurança apresentado pela família de Valter Araújo. Eles querem dinheiro que seria da Romar.
Prefeito Roberto Sobrinho continua brincando com o portovelhense e diz que doente com plano de saúde prefere seus postos.