Cidades
GOVERNO SE COMPROMETE A RECEBER MANIFESTANTES E BR-364 É LIBERADA EM EXTREMA
Sábado, 22 Junho de 2013 - 19:22 | RONDONIAGORA
A BR-364 em Extrema foi liberada na tarde deste sábado, mais de 24 horas depois de ser fechada em protesto pelo abandono da região e criação do Município que pode acabar com o isolamento das localidades da Ponta do Abunã. Durante os protestos, o posto fiscal e um veículo foram incendiados. As manifestações foram encerradas após o chefe de gabinete do Governo, Valdemar Cavalcante garantir audiência na Capital entre o governador Confúcio Moura, autoridades estaduais e membros da Comissão Pró Emancipação. De acordo com o que foi definido em reunião, se o Estado não proceder a instalação do Município em 15 dias, a BR será fechada novamente. A Comissão questiona ausência de deputados e vereadores na Ponta do Abunã.
Veja Também
PROCURADORIA DA REPÚBLICA VAI AO SUPREMO CONTRA LEI QUE CRIOU MUNICÍPIO DE EXTREMA
Segundo a PGR, a lei rondoniense violou o artigo 18, parágrafo 4º, da Constituição Federal, que condiciona a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios à consulta prévia, mediante plebiscito, às populações envolvidas. O mesmo dispositivo prevê a necessidade de lei estadual para a criação, incorporação, fusão e desmembramento de municípios será feita por lei estadual, dentro do período determinando por lei complementar federal.
PM PRENDE DOIS EM MANIFESTAÇÕES EM JACY-PARANÁ; BR ESTÁ FECHADA
Duas pessoas foram presas na quinta-feira durante os protestos populares em Jacy-Paraná. O movimento, que começou no final da tarde e reuniu mais d...