Rondônia, 24 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Comando de Greve da UNIR: Nota de Esclarecimento a Sociedade Rondoniense

Segunda-feira, 19 Setembro de 2011 - 09:24 | RONDONIAGORA


O Comando de Greve da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), em resposta à nota da Administração Superior da UNIR, do dia 17 de setembro, divulgada nos meios de comunicação, vem a público esclarecer os últimos acontecimentos.



Formado após a Assembléia Geral dos Estudantes, no dia 14/09, o Comando de Greve teve como primeira medida o encaminhamento de um ofício protocolado à reitoria, a fim de convocar uma audiência com o REItor para o dia 19/09, às 14h00, para que o mesmo viesse ao encontro de toda a comunidade acadêmica para dar resposta aos inúmeros problemas já apontados.

No dia 17/09, a Administração Superior divulga uma nota em que “comunica que criou duas comissões para analisar as reivindicações de professores e alunos” e “informa que as comissões apresentarão as medidas necessárias com o objetivo de solucionar os problemas que provocaram a paralisação”. As afirmações acima mostram que o reitor não se dispõe ao diálogo direto, fugindo nos momentos de grande mobilização para resolução dos problemas da instituição. E, neste momento de tensão, esquiva-se, assim como sempre fez ao longo das suas gestões.

Acrescenta-se a isso que o reitor não acatou nossa sugestão de data para a audiência e a convocou para outro dia sem comunicar oficialmente os Comandos de Greve dos estudantes e dos professores conforme soubemos apenas pelo que foi divulgado na imprensa. Exigimos o reconhecimento dos Comandos de Greve como legítimos e soberanos em qualquer decisão referente aos rumos da greve.

Lamentamos que, até o presente momento, a Administração Superior da UNIR não tenha tentado qualquer diálogo acerca das reivindicações e mancha ainda mais sua imagem ao criminalizar o legítimo movimento de estudantes e professores ao colocar a nossa disposição apenas policiais federais, que durante todos os atos organizados estiveram filmando e tentando intimidar a todos que se somavam ao movimento, remontando aos tempos do Regime Militar.

Prova da força dos estudantes é que mais cursos dos campi do interior estão aderindo à greve geral e que alguns deles estão se dirigindo a Porto Velho para cobrar, pessoalmente, o que lhes é de direito.

Sendo assim, reafirmamos as reivindicações levantadas e já comunicadas a Administração Superior e salientamos que não abriremos mão de uma audiência aberta a toda a comunidade acadêmica com a presença do REItor, para que este aponte soluções para os problemas que atingem a Universidade Federal de Rondônia, sejam eles de cunho estrutural como também os que envolvem denúncias de improbidade administrativa durante sua gerência.

NENHUM DIREITO A MENOS!
COMANDO GERAL DE GREVE DOS ESTUDANTES DA UNIR
Porto Velho, 18/09/2011
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Avança movimento de greve dos professores da Unir

Quem chegar desavisado ao campus da Universidade Federal de Rondônia não vai imaginar tratar-se de um campus universitário, pela quantidade de lixo...

Docentes da Unir entram em greve por tempo indeterminado

Os docentes da Universidade Federal de Rondônia (Unir) em assembléia geral da Associação dos Docentes (Adunir) realizada hoje, 16, pela parte da ma...