Artigos
TESTEMUNHAS DA OPERAÇÃO TERMÓPILAS COMEÇAM A SER OUVIDAS
Sexta-feira, 01 Junho de 2012 - 20:01 | Elianio Nascimento
Começam a ser ouvidas no próximo dia 10 de agosto as testemunhas apontadas pelo Ministério Público de Rondônia e pela defesa em uma das ações penais originas a partir da Operação Termópilas. Elas serão ouvidas na 2ª Vara Criminal, em Porto Velho, no feito em que são acusados empresários corruptos, agentes públicos e os operadores fiéis do foragido Valter Araújo. Essa é a ação penal mais avançada no âmbito do Judiciário estadual, o que sugere que até o final do ano, saia a primeira sentença envolvendo o bando.
Injustiça
Os acusados nesse caso são José Milton de Sousa Brilhante, Regineusa Maria Rocha de Souza, Rômulo da Silva Lopes, Esmeraldo Batista Ribeiro, José Batista da Silva, Julio César Fernandes Martins Bonache, Ederson Souza Bonfá e Rafael Santos Costa. Este último tenta de todas as formas invalidar o processo porque segundo ele, não cabia à Polícia Federal realizar a Operação, o que ofenderia o devido processo legal. Já os “inocentes” José Batista da Silva, Rômulo da Silva Lopes e Esmeraldo Batista Ribeiro alegam falta de justa causa para a ação penal. Todos são acusados de formação de quadrilha.
Onda andarás
Outra ação penal em estágio avançado é a envolve o procurador do Estado, Glauber Luciano Costa Gahyva e Rafael Santos Costa, operador de Valter Araújo. Glauber que estaria em depressão, teria recebido cerca de R$ 30 mil para apresentar um parecer encomendado pelo bando, entre outras acusações. A ação só não avançou mais porque o procurador não foi encontrado para ser notificado. Isso no mês de fevereiro. Em 12 de março mandou avisar que estava em viaja e retornaria em 16 de março. Ele não apresentou defesa prévia.
Privilegiados
Com relação aos deputados acusados, em razão das várias acusações e foro privilegiado de todos, não há novidades para eles...
Meus bens de volta
Deputada Ana Lucia Dermani de Aguiar, a “Ana da 8”, entrou com novo pedido para desbloqueio de seus bens no Tribunal de Justiça. O requerimento está em análise.
Garçon como vice
O senador Valdir Raupp garantiu mais uma vez que o PMDB em Porto Velho terá candidatura própria a prefeito. São três pré-candidatos: José Augusto, Walnir Cavalheiro e Edson Duarte. O nome da legenda será decidido através de pesquisa. Raupp afirmou ainda que o ex-deputado federal Lindomar Garçon está sendo sondado para fechar com os peemedebistas e ser indicado vice.
Veja Também
Eleições para novos membros da Mesa Diretora devem ocorrer nesta quarta.
Secretário partiu para agressões verbais contra o presidente do Sintero
Empresário confessou que ficou nu com dois figurações governistas.
Atual presidente foi mantida durante encontro realizado em Ouro Preto do Oeste neste sábado.